Seja bem-vindo!

“A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo” Galileu Galilei.

Sobre nós:

Minha foto
Minas Gerais, Brazil
Contato: matematica.educ@gmail.com

Nossa atuação:

· Co-autor da obra didática “A Vida na Escola - Alegria de Aprender Matemática” – 1º a 5º ano do Ensino Fundamental - Editora do Brasil (recomendada pela FNDE/MEC – PNLD-2004 e PNLD-2007) ;

· Co-autor de obra didática de matemática destinada aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) – em fase de elaboração – Editora Base de Curitiba – Paraná;

· Magistério ensino fundamental e médio – Matemática;

· Coordenação técnica, na área de matemática, do processo de escolha de livro didático da S.E.E/MG (1996-1997-1998);

· Integrante do G.C (Grupo Consultivo), com aprovação do nome pelo Banco Mundial, para revisões, avaliações e pareceres referentes a roteiros de vídeos e lote de 10 (dez) fitas de vídeo, junto à S.E.E/MG e à Rede Minas de Televisão (PROCAP- programa de capacitação de professores de 1ª a 4ª séries - área matemática);

· Revisor técnico - área matemática - do “Guia Curricular” e do “Material de Referência Para o Professor” do programa de capacitação de professores da S.E.E/MG (PROCAP);

· Ex-coordenador do Laboratório de Matemática do Centro de Referência do Professor / S.E.E-MG;

· Treinamento de professores para análise de livros didáticos;

· Parecerista sobre livros didáticos junto a editoras;

· Autor de artigos publicados em jornais e na “Revista do Professor de Matemática”;

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Xadrez na escola.

POR QUE XADREZ NA ESCOLA?

Mário Lúcio Cardoso
Educador na área de matemática.

Os alunos têm a oportunidade de aprender a jogar xadrez em tabuleiros bem distintos: o tradicional que pode ser utilizado em algum agradável espaço da escola, e um outro, no computador, com a utilização de software, no Laboratório de Informática. O computador é um instrumento facilitador e incentivador no processo de aprendizagem do jogo de xadrez, visto que não permite movimentos equivocados das peças. Assim, unindo tecnologia e tradição, os alunos podem quebrar a cabeça nesse jogo de raciocínio e atenção. É muito gratificante o trabalho com o jogo de xadrez. Investe-se em uma atividade lúdica que proporciona ótimos resultados pedagógicos. A prática do jogo de xadrez pode ser bastante significativa para o desenvolvimento de habilidades e competências de nossos alunos. É evidente sua importância no estímulo à concentração, ao raciocínio lógico, à criatividade e à imaginação. Durante o trabalho é possível explorar conceitos e temas matemáticos, como horizontalidade, verticalidade, transversalidade, coordenadas, multiplicação a partir de configurações retangulares, áreas, perímetros, potenciação etc. Conteúdos atitudinais e procedimentais, tais como respeito ao outro, a valorização de pensamentos diferenciados e a elaboração-execução de estratégias nos possibilitam a exploração do trabalho com valores e ética. A elegância do jogo de xadrez nos possibilita, ainda, desfrutar de seu caráter estético, acrescentando ao esporte e à ciência um toque de arte.

Nenhum comentário: